31 de mai. de 2011

Veja como é fácil avaliar a qualidade do código do seu projeto.

Avaliar a qualidade de um código é muito difícil…Não é mais! Irei explicar a forma mais fácil de avaliar como está o seu projeto sem muitas dores de cabeça.

Mas para isto o seu projeto precisa de um pom.xml. Caso o seu projeto não esteja configurado no Maven sugiro que crie um pom.xml que se adapte as suas necessidades. Vale a pena o investimento já que em poucos minutos estará executando o Sonar e avaliando a qualidade do seu projeto.

Para conhecer o Sonar leia Aprenda como melhorar a qualidade do código usando o Sonar.

Caso não conheça ainda o Maven sugiro ler Maven em 5 Minutos já que irei usar o projeto desta postagem como exemplo.

Antes de mais nada é necessário fazer o download do Sonar.

Após o download descompacte o arquivo e vá para a subpasta bin e escolha a opção mais adequada ao seu ambiente de desenvolvimento. No meu caso irei usar bin/windows-x86-64/StartSonar.bat. Após poucos minutos estará funcionando o servidor do sonar em seu computador. O endereço padrão é http://localhost:9000/. Acesse e terá uma versão um tanto quanto crua(sem alguns outros plugins interessantes do Sonar).

O que fazer agora? Usando o meu famoso projeto de exemplo usado na postagem Maven em 5 Minutos execute o comando mvn sonar:sonar. Lembre-se que a primeira vez uma quantidade enorme de bibliotecas e plugins serão baixados para o seu repositório. No meu caso nem demorou muito, veja:

image

Pronto, já estamos com o projeto analisado pelo Sonar. Sem muito esforço fizemos uma varredura no código do projeto, que neste caso é bem simples, e já podemos acessar novamente o endereço http://localhost:9000/.

Veja algumas telas:

image

image

image

image

Sugiro que execute este exemplo e depois aplique em seus outros projetos. Participe desta postagem deixando suas dúvidas e comentários. Assim que for possível estarei respondendo aos comentários.

Pesquisa personalizada

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Apenas os que respeitam as regras abaixo serão publicados:
- o comentário deve estar relacionado ao assunto do post
- não serão aceitos palavrões e ofensas ao redator do blog ou a terceiros
- não inclua links desnecessários no conteúdo do comentário
- se quiser deixar sua url, comente com a opção OpenId
Obs.: os comentários dos leitores não refletem a opnião do blog.