20 de mai. de 2011

Os principais recursos disponíveis no Maven

O Maven é uma ferramenta muito interessante porém as vezes mal compreendida. Irei apresentar de forma simplificada os principais recursos disponíveis.



A criação de um projeto é muito simples. Além disso isto é feito seguindo as melhores práticas. Comece o desenvolvimento de um novo projeto em poucos segundos.

O uso consistente em todos os projetos não significa um tempo de aprendizado muito grande para novos desenvolvedores que estão iniciando em um projeto.

Gerenciamento avançado através de atualizações automáticas e resolução de dependências(também conhecidas como dependências transitivas).

Habilidade de trabalhar com vários projetos ao mesmo tempo.

Grande quantidade de repositórios para as bibliotecas já disponíveis assim como suas atualizações com disponibilidade em tempo real.

Grande extensibilidade já que é possível facilmente criar novos plugins em Java ou até mesmo em linguagens de script.

Acesso praticamente imediato a novos recursos sem a necessidade de configuração extra.

Possibilidade de criar tarefas ant(no próprio build.xml característico do ant) com gerenciamento de dependências sem usar diretamente o Maven(pom.xml).

Modelo baseado em builds: Maven possui a habilidade de criar uma infinidade de projetos com formatos distintos(ear,jar,webstart,war,ejb etc) com distribuição
através do conceito de metadados para cada projeto sem a necessidade de criar qualquer script para a maioria dos projetos.

Criação de site com informações importantes sobre o projeto. Usando também o mesmo conceito de metadados para construção de um projeto, o Maven pode gerar um site ou um PDF com a inclusão de toda a documentação que for configurada como necessária. Um bom exemplo para isto é a necessidade de criação de relatórios sobre o estado de desenvolvimento do projeto.

Controle e Gerenciamento das distribuições de novos artefatos sem a necessidade de inúmeras configurações. O Maven se integra com o controle de versionamento do seu projeto(CVS, SVN, ClearCase etc), gerenciando e liberando novas versões do artefato para um local ou locais específicos para compartilhamento com outros projetos. Maven é capaz de publicar arquivos individuais, tais como um jar, um arquivo e suas respectivas dependências, documentação e até um pacote com distribuição do código fonte.

Gerenciamento de Dependência: Maven incentiva o uso de um repositório central de arquivos JARs assim como suas dependências. Existe um mecanismo que permite que os clientes do seu projetos possam simplesmente fazer o download dos arquivos necessários para a construção dos seus projetos. Para isto basta apenas distribuir a sua biblioteca em um repositório central. A grande vantagem é que isto permite que os usuários do Maven distribuam os seus projetos JARs e incentiva a comunicação entre os projetos para garantir que as questões de compatibilidade com versões anteriores sejam abordadas.

Pesquisa personalizada

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Apenas os que respeitam as regras abaixo serão publicados:
- o comentário deve estar relacionado ao assunto do post
- não serão aceitos palavrões e ofensas ao redator do blog ou a terceiros
- não inclua links desnecessários no conteúdo do comentário
- se quiser deixar sua url, comente com a opção OpenId
Obs.: os comentários dos leitores não refletem a opnião do blog.