9 de fev. de 2011

O que é Maven?


Apache Maven, ou simplesmente Maven, é uma ferramenta para gerenciamento e automação de projetos em Java. Ela é similar à ferramenta Ant, mas possui um modelo de configuração mais simples, baseado no formato XML. Maven é um projeto da Apache Software Foundation.

Maven utiliza uma construção conhecida como Project Object Model (POM). Ela descreve todo o processo de construção de um projeto de software, suas dependências em outros módulos e componentes e a sua sequência de construção. O Maven contém tarefas pré-definidas que realizam funções bem conhecidas como compilação e empacotamento de código. Neste arquivo também encontramos as definições das características do projeto desde as informações básicas tais como nome, desenvolvedores, repositórios de código fonte(versionamento de código fonte, como CVS e Subversion), dependências de bibliotecas externas e até alguns outros plugins que ajudam no desenvolvimento, testes e até implantação do artefato gerado.
Uma grande característica do Maven é que ele é construído para trabalhar em rede. O núcleo da ferramenta pode baixar plugins de um repositório. (o mesmo repositório utilizado pelos outros projetos Java do Apache e outras organizações(ex>: JBoss). O Maven disponibiliza suporte nativo para a recuperação de arquivos deste repositório, e para a inclusão dos artefatos resultantes no final do processo. Um cache de artefatos atua como ponto de sincronização dos artefatos de um projeto local.
Um bom exemplo para o Maven  é a possibilidade de instalar um código fonte de exemplo diretamente de um servidor, fazer o download de todas as bibliotecas necessárias, compilar todos os códigos-fonte, testar alguns métodos necessários, aplicar validações de qualidade de código, baixar um servidor web, instalar a aplicação neste servidor, inicia-lo e já estaremos acessando a aplicação de exemplo. Como isto é possível? A resposta é simples: Maven. Em breve estarei ensinando como fazer isto.
Mesmo sabendo sobre os pontos mencionados acima, o Maven ainda tem muito mais a oferecer. Esta ferramenta prega a padronização dos projetos. As configurações dos projetos são semelhantes já que sempre estarão organizados em uma estrutura semelhante. Seguir padrões é algo muito importante e o Maven sabe disso.
Visite o link http://maven.apache.org/ para maiores informações sobre esta ferramenta.
Pesquisa personalizada

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Apenas os que respeitam as regras abaixo serão publicados:
- o comentário deve estar relacionado ao assunto do post
- não serão aceitos palavrões e ofensas ao redator do blog ou a terceiros
- não inclua links desnecessários no conteúdo do comentário
- se quiser deixar sua url, comente com a opção OpenId
Obs.: os comentários dos leitores não refletem a opnião do blog.